VANGUARDAS EUROPEIAS
v VANGUARDAS EUROPEIAS
São chamadas vanguardas europeias as diversas tendências artísticas que floresceram no continente europeu no início do século XX e que acabaram por influenciar todo o mundo ocidental. Em busca de uma ressignificação do que era considerado arte, os artistas das vanguardas romperam com todas as tradições anteriores, fazendo diversas experimentações com materiais e técnicas diversos, consolidando o caminho para o surgimento da chamada arte moderna. São elas:
§ Futurismo
§ Surrealismo
§ Cubismo
§ Expressionismo
§ Dadaísmo
“Vanguarda” é o nome dado às
tropas militares que vão à frente em um exército, àqueles que são os primeiros
– por isso a palavra metaforicamente também significa “pioneirismo”, justamente
o que esses artistas representaram.
https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/vanguardas-europeias.htm
Contexto
histórico
Era o alvorecer de uma nova era, com uma nova mentalidade e maneira de viver e perceber o mundo. A arte, portanto, precisava também se modificar para ser capaz de apreender essa postura atual da modernidade. Além disso, a fotografia, invenção do século XIX, aprimorava-se cada vez mais, o que tornava dispensável uma arte meramente mimética, e o cinema também despontava como novo formato artístico.
Esse ambiente tecnologicamente efervescente, contudo, não proporcionou o fim da fome e da miséria, por exemplo, nem foi capaz de solucionar os problemas da humanidade. Ao contrário, foi palco de um conflito tenebroso, de proporções nunca antes vistas: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), evento que sacudiu diretamente os últimos movimentos das vanguardas, dando aos artistas uma postura ainda mais questionadora da tradição e do entusiasmo com a modernização ascendente do período.
v FUTURISMO
O
Futurismo representou um movimento literário e artístico que tinha como
principal característica a valorização da tecnologia e velocidade. Essa
corrente faz parte das vanguardas artísticas europeias que despontaram no início
do século XX. Influenciou a literatura, a pintura, a escultura, a música e
outras vertentes das artes. O movimento futurista predominou principalmente na
França e na Itália, onde os artistas se identificavam com o fascismo.Tendo
diversos membros do grupo aderido ao partido fascista, ele se enfraqueceu após
a Primeira Guerra Mundial, apesar de ter sido retomado no dadaísmo.
Podemos destacar como
principais características do movimento futurista:
Ø valorização da
velocidade e dinamismo;
Ø exaltação à tecnologia;
Ø ligação ideológica com
o fascismo;
Ø ruptura com o passado;
Ø utilização da
publicidade e tipografias;
Ø tendência à justificar
a violência através do militarismo.
Principais Artistas e
Obras
Em 1910, alguns
artistas decidiram elaborar um manifesto futurista dedicado principalmente à
pintura. Esse novo documento foi assinado por Umberto Boccioni, Carlo Carrà,
Luigi Russolo, Giacomo Balla e Gino Severini.
Para eles, o que mais
importava era a representação do movimento e a rejeição à todo tipo de
imobilidade.
Algumas obras de destaque.
Giacomo Balla (1871-1958)
Umberto Boccioni (1882-1916)
Luigi Russolo (1883-1947)
Enrico Prampolini (1894-1956)
FUTURISMO NO BRASIL
No Brasil,
artistas modernistas como Anita Malfatti (1889-1964) e Oswald de Andrade
(1890-1954) tiveram grandes influencias do Futurismo, chegando a contatarem
diretamente Marinetti. Podemos
notar estas influências na Semana de Arte Moderna de 22. Destacam-se a rejeição
ao passado, o culto do futuro, a aversão às reproduções e o cultivo da pureza
original.
Entretanto,
posteriormente, os artistas brasileiros reformularam o conceito de futurismo no
país.
https://www.todamateria.com.br/futurismo/
SURREALISMO
Surrealismo foi um
movimento artístico, um dos últimos das vanguardas artísticas do século XX, e
teve expressões na literatura, nas artes visuais, no cinema, no teatro e na
filosofia. Iniciou-se em 1924, com a publicação do Manifesto Surrealista,
escrito por André Breton, que propunha uma nova proposta estética que rompesse
com a primazia da compreensão racional, sem diferenciação entre sonho e
realidade ou entre lucidez e delírio, por exemplo.
A arte
surrealista rompe com a busca pelo sentido nas representações. É o surreal:
aquilo que está para além do real, que é mais que o real porque transcende a
compreensão racional e relaciona-se com a mente inconsciente, com o imaginário
e o absurdo.
Principais características do surrealismo
Ø pensamento livre;
Ø expressividade
espontânea;
Ø influência das teorias
da psicanálise;
Ø criação de uma
"realidade paralela";
Ø criação de cenas
irreais;
Ø valorização do
inconsciente.
Principais Artistas e Obras do
Surrealismo
O surrealismo teve alguns nomes
de destaque, entre eles:
1. Max
Ernst
Em
1925, o pintor alemão Max Ernst (1891-1976) - antes dadaísta - inventou a
técnica frottage, palavra que em francês significa "friccionar".
Nesse
método, o artista fricciona o lápis (ou outro material) em um papel sobre uma
superfície texturizada. Assim, imagens surgiam e eram usadas como apareciam, ou
serviam como base para um novo desenho.
O artista usou também a decalcomania, em que se coloca a tinta em superfícies como vidro ou metal e pressiona-se sobre um apoio de tela ou de papel. As formas resultantes eram então trabalhadas criativamente
Joan Miró
Carnaval de Arlequim (1924-25), de Joan Miró Um artista que sofreu certa influência de Miró foi o norte-americano Jackson Pollock (1912-56).O pintor espanhol Joan Miró (1893-1983), em sua obra "Carnaval do Arlequim" (1924-25), cruzou a fronteira entre a observação do "modelo externo" e símbolos que fluíam do subconsciente. Embora baseado em desenhos feitos em estado de alucinação, sua composição é altamente organizada através da intervenção do controle consciente. 2- René Magritte A tela A traição das imagens (1929), de Magritte, é uma de suas obras mais famosas. O pintor belga René Magritte (1898-1967) rejeitou a suposta espontaneidade do automatismo por considerá-la falsa. Passou a trabalhar com imagens que, à primeira vista, pareciam convencionais, mas às quais dava um caráter bizarro por sobreposições.
4. Salvador Dalí
A persistência da memória (1931), do pintor espanhol Salvador Dali https://www.todamateria.com.br/surrealismo/ v CUBISMO O cubismo foi uma vanguarda artística europeia marcada pelos uso de formas geométricas. Surgido no início do século XX na França, esse novo estilo rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas. Esse movimento pode ser considerado o primeiro a se caracterizar pela incorporação do imaginário urbano industrial em suas obras. Abrangeu sobretudo as artes plásticas e influenciou a literatura. Origem do Cubismo O marco para o surgimento do cubismo foi em 1907, com a tela Les Demoiselles d'Avignon (As damas d'Avignon), do pintor espanhol Pablo Picasso. Principais Características do Cubismo
Fases do Cubismo O cubismo é dividido em três fases: Fase Cezannista ou Cezaniana (1907 a 1909) Autorretrato (1907) de Pablo Picasso Também chamada de fase pré-analítica, o nome já indica que esse período foi caracterizado pela influência dos trabalhos do artista plástico francês Paul Cézanne. Nessa fase, os artistas começaram suas experiências com as simplificações das formas e mais tarde passaram a representar as figuras dispostas em um mesmo plano. Cubismo analítico À esquerda, O poeta (1911), de Picasso. À direita, Violino e Castiçal (1910), de Braque. Fase do Cubismo Sintético (1911) À esquerda, Homem no Café (1914), de Juan Gris. À direita, Mulher com Violão (1908), de Braque Cubismo sintético Cubismo no Brasil À esquerda, São Paulo (1924), de Tarsila do Amaral. À direita, Pietà (1966), de Rego Monteiro A artista Tarsila do Amaral foi umas personalidades que utilizou características cubistas em suas telas. Nelas, notamos a influência dessa vanguarda europeia pelo uso das formas geométricas. Ainda nas artes plásticas, vale ressaltar os trabalhos de outros artistas brasileiros: Anita Malfatti, Rego Monteiro e Di Cavalcanti. Já a literatura cubista no Brasil teve como destaque as obras dos escritores: Oswald de Andrade, Raul Boop e Érico Veríssimo. Note que a literatura cubista teve como foco a "destruição da sintaxe", pondo fim à linearidade. https://www.todamateria.com.br/cubismo/ v https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/vanguardas-europeias.htm Características da pintura expressionista
Ø Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas.
Ø O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões.
Ø Preferência pelo patético, trágico e sombrio. O artista vive não apenas o drama do homem, mas também da sociedade. https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/expressionismo-caracteristicas-e-autores.htm "Outono na Bavária", de Vassili Kandinski, (1908).... Os membros do "A ponte" eram mais envolvidos com questões políticas e mais agressivos em seus trabalhos. Faziam parte do grupo, dentre outros, Ernst Ludwig Kirchner e Emil Nolde. "A Família Enferma", de Lasar Segall (1920).... Influência no Brasil O expressionismo influenciou e impulsionou o movimento modernista. Foi com a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que Mário de Andrade tomou conhecimento das correntes de vanguarda que aconteciam na Europa. Outro artista que produziu no Brasil e tem forte influência do expressionismo foi Lasar Segall. https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/expressionismo-caracteristicas-e-autores.htm DADAÍSMO O Dadaísmo, ou simplesmente “Dadá”, foi um movimento artístico pertencente às vanguardas europeias do século XX, cujo lema era: "a destruição também é criação". Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto. Isso porque, através da ironia, buscava questionar a arte e, sobretudo, seu contexto histórico, com a ocorrência da Primeira Guerra Mundial. Origem do Movimento Dadaísta Tristan Tzara, o maior articulador do movimento dadaísta Em 1916, os artistas e agitadores culturais Hugo Ball, Emmy Hennings, Marcel Janco, Richard Huelsenbeck, Tristan Tzara, Sophie Tauber-Arp e Jean Arp fundam o Cabaret Voltaire. O espaço foi feito com o intuito de ser um lugar para manifestações políticas e artísticas em Zurique, na Suiça. Lá, um grupo de artistas refugiados com tendências anarquistas, dentre escritores, pintores e poetas, reuniram-se para inaugurar uma nova manifestação de arte. É nesse contexto que o poeta romeno Tristan Tzara (1896-1963) cria o movimento Dadaísta, em meados da primeira guerra mundial, junto aos artistas Hugo Ball (1886-1927) e Hans Arp (1886-1966). Essa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema. Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo". Os artistas reunidos resolveram escolher um termo num dicionário que, de certa maneira, já indicava o caráter ilógico do movimento que surgia. Do francês, o termo “dadá” significa "cavalo de madeira". Intervenção de manequim pendurado no teto na Primeira Feira Internacional Dadá, 1920 Nesse sentido, o dadaísmo é considerado um movimento antiartístico, uma vez que questiona a arte e busca o caótico e a imperfeição. Características do Dadaísmo Podemos destacar algumas características do movimento dadaísta, a saber:
Dadaísmo no Brasil O dadaísmo, assim como outras vanguardas artísticas europeias, influenciou o movimento modernista que surgia no Brasil, sobretudo após a Semana de Arte Moderna. Na literatura, podemos notar essa influencia em algumas manifestações dos escritores Mário de Andrade e Manuel Bandeira. Além deles, destaca-se o "teatro de experiência" de Flávio de Carvalho e as pinturas de Ismael Nery. https://www.todamateria.com.br/dadaismo/ APOSTILA COMPLETA👇
|
Comentários
Postar um comentário